terça-feira, 27 de abril de 2010

Publicado por Flávio Peixe

terça-feira, 27 de abril de 2010 - 04:42

1 comment


Se tem um prato que é aprovado pela grande maioria, com certeza o macarrão é de longe o mais bem cotado. Apesar de ter ganhado fama com prato italiano, o macarrão tem origens na culinária chinesa. Mas essa parte história a gente pode deixar de lado por enquanto para que logo cheguemos ao objetivo desse tópico.

Vamos lá. Sempre gostei de massas. Mas me via meio obrigado ao trivial. Uma hora molho bolonhesa, alho e óleo, frango e etc. Adoro todos. Mas eu queria mais, queria algo que fugisse da mesmice e que, ao mesmo tempo, trouxesse todo o prazer de saborear uma boa massa.

Dentro dessas colocações elegi o tomate seco como o carro chefe dos complementos à minha massa. Para completar o conjunto, azeitonas verdes e pretas que refogadas em um azeite de boa qualidade conferiram sabor inexplicável ao prato.

Para dar movimento a esssa gama de sabores troquei o ácido do molho de tomate e a leve docura do creme de leite, sempre usados nos molhos, pela consistência e firmeza do requeijão. O resultado? Uma pasta encorpada, que na combinação dos seus ingredientes traz toda tradição e agrada aos mais variados paladares.

Ingredientes
  • 500 gramas de talharim fresco
  • 100 gramas de tomate seco picado em pequenos pedaços
  • 50 gramas de azeitonas pretas fatiadas
  • 50 gramas de azeitonas verdes fatiadas
  • 250 gramas de requeijão cremoso
  • meia cebola fatiada
  • 4 colheres de azeite de boa qualidade
  • manjericão fresco
  • sal

Modo de fazer
Coloque o talharim fresco para cozinhar por cerca de minutos para cozinhar em água fervente com uma colher de azeite e sal.

Em uma outra panela coloque a cebola para dourar no azeite sem deixar queimar. Junte o tomate seco e espere que o azeite fique avermelhado. Junte as azeitonas verdes e pretas e deixe refogar por mais 1 minuto.

Despeje então o requeijão aos poucos para que incorpore os ingredientes.

Quando o molho estiver  bem misturado baixe o fogo e, aos poucos, agregue o talharim mexendo bem para que o molho envolva bem a massa.

Sirva o prato salpicado com as folhas de majericão.
Categories: , ,

1 comentários:

Anônimo disse...

Fiz este prato e gostei muito. Fácil, prático, rende e o mais importante: delicioso! A combinação dos ingredientes confere um sabor diferenciado à massa. Realmente uma ótima opção para fugir do trivial sem ter muito trabalho na cozinha.