sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Publicado por Você sabe cozinhar! Acredite!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015 - 12:18

risoto de carne seca

De origem italiana, o risoto é sem dúvida um prato altamente apreciado em vários países do mundo. A iguaria, úmida e cremosa, é uma típica representação da cozinha do norte da Itália, onde o termo é um diminutivo e significa “arrozinho”.

O conhecido Risotto alla Milanese, o mais famoso dos risotos, é obra do mestre Valério di Fiandra, que na época era responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. O prato, diz a lenda, foi criado durante uma festa de casamento, no ano de 1574.

 Fiandra, que era reconhecido tanto pelas suas belíssimas obras de arte quanto pelo seu bom gosto para a gastronomia, durante o casamento da sua filha resolveu oferecer aos convidados um de seus pratos preferidos, o risoto. Porém, durante a preparação da iguaria, o mestre, por ser muito ciumento, deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela, dando origem ao que hoje se conhece por Risotto alla Milanese.

Esta receita prepara 4 porções em 50 minutos a partir da carne seca dessalgada. 


Ingredientes 
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola ralada ou bem picada
  • 2 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnarolli
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 300g de carne-seca dessalgada e desfiada
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão
  • 50g de manteiga gelada                                    
  • Caldo de legumes ou de frango (o necessário) 


Preparo

Em uma panela coloque a manteiga e a cebola. Deixe refogar até que a cebola fique transparente e acrescente o arroz. Refogue lentamente e adicione o vinho, sempre mexendo.
Assim que o vinho reduzir e evaporar o álcool, comece a incorporar o caldo de legumes aos poucos. 

Sempre que o caldo começar a secar, coloque mais um pouco, mexendo sempre, para que o arroz libere a cremosidade. 


Junte a carne seca e mexa por cerca de 15 a 20 minutos. Experimente o ponto do arroz e, assim que estiver al dente (firme, porém cozido), desligue o fogo, acrescente o parmesão e por último, a manteiga gelada. Mexa bem para homogeneizar e sirva imediatamente.