quarta-feira, 7 de abril de 2010

Publicado por Você sabe cozinhar! Acredite!

quarta-feira, 7 de abril de 2010 - 04:43


Com certeza você já deve ter ficado frente a frente com essa delícia. Uma das conservas mais apreciadas pelo Brasil, seja em botecos ou mesmo acompanhando bons assados, a conserva feita com batata bolinha casa perfeitamente com os mais diversos momentos.

Sem dúvida a principal qualidade da batata em conserva está na sua versatilidade. Fato é que a forma e os ingredientes usados no preparo conferem diversas nuances à iguaria. Assim, não há no mundo uma receita que seja igual a outra.

Por todo Brasil é possível provar uma série de conservas de batatas e, em cada uma, é possível apreciar o bouquet que certamente traz um pouco da história, dos costumes e das tradições das regiões onde foi preparada.

Seja junto de uma boa cerveja ou com um bom assado, a batatinha em conserva é certeza de elogios. Fácil de fazer, a receita só exige paciência antes de consumir, afinal depois do preparo é preciso esperar cerca de 5 dias para se fartar com essa delícia.

Ingredientes
  • 2 kg de batata bolinha
  • 1 pimentão vermelho picado em cubinhos
  • Alho desidratado ou dentes de alho inteiros
  • cebola desidratada ou crua, picadinha (a gosto do freguês)
  • temperos (orégano, alecrim, manjericão fresco, salsa, sal, pimenta calabresa)
  • 1 e 1/2 xícara de azeite
  • 1 xícara de vinagre branco
  • 3 xícaras de água
  • tempero em pó de limão e ervas
Modo de fazer
Junte os temperos, exceto os frescos (manjericão, salsa, alho e cebola. Esses dois últimos só se estiverem desidratados) ao vinagre e água e aqueça no fogão, sem deixar ferver.

Enquanto isso, cozinhe as batatas com casca e furadinhas com garfo, em água e sal, sem deixar ficar muito mole. Depois de cozidas, escorra e coloque em água fria, para parar o cozimento.

Coloque no vidro metade do azeite e metade do molho vinagrete que foi aquecido, e demais temperos, inclusive o pimentão picadinho. Depois vá colocando as batatas, ajeitando-as no vidro.

Por último cubra com o restante do vinagre e complete com azeite para evitar que evapore
Deixe a conserva em repouso na geladeira por no mínimo 3 dias antes de consumir.

Obs: Quando criei essa receita procurei deixar a conserva menos ácida, por isso reduzi a quantidade de vinagre. Por esse motivo é imprescindível que a conserva seja mantida sempre na geladeira.

Categories: ,