
Com certeza você já deve ter ficado frente a frente com essa delícia. Uma das conservas mais apreciadas pelo Brasil, seja em botecos ou mesmo acompanhando bons assados, a conserva feita com batata bolinha casa perfeitamente com os mais diversos momentos.
Sem dúvida a principal qualidade da batata em conserva está na sua versatilidade. Fato é que a forma e os ingredientes usados no preparo conferem diversas nuances à iguaria. Assim, não há no mundo uma receita que seja igual a outra.
Por todo Brasil é possível provar uma série de conservas de batatas e, em cada uma, é possível apreciar o bouquet que certamente traz um pouco da história, dos costumes e das tradições das regiões onde foi preparada.
Seja junto de uma boa cerveja ou com um bom assado, a batatinha em conserva é certeza de elogios. Fácil de fazer, a receita só exige paciência antes de consumir, afinal depois do preparo é preciso esperar cerca de 5 dias para se fartar com essa delícia.
Ingredientes
- 2 kg de batata bolinha
- 1 pimentão vermelho picado em cubinhos
- Alho desidratado ou dentes de alho inteiros
- cebola desidratada ou crua, picadinha (a gosto do freguês)
- temperos (orégano, alecrim, manjericão fresco, salsa, sal, pimenta calabresa)
- 1 e 1/2 xícara de azeite
- 1 xícara de vinagre branco
- 3 xícaras de água
- tempero em pó de limão e ervas
Modo de fazer
Junte os temperos, exceto os frescos (manjericão, salsa, alho e cebola. Esses dois últimos só se estiverem desidratados) ao vinagre e água e aqueça no fogão, sem deixar ferver.
Enquanto isso, cozinhe as batatas com casca e furadinhas com garfo, em água e sal, sem deixar ficar muito mole. Depois de cozidas, escorra e coloque em água fria, para parar o cozimento.
Coloque no vidro metade do azeite e metade do molho vinagrete que foi aquecido, e demais temperos, inclusive o pimentão picadinho. Depois vá colocando as batatas, ajeitando-as no vidro.
Por último cubra com o restante do vinagre e complete com azeite para evitar que evapore
Deixe a conserva em repouso na geladeira por no mínimo 3 dias antes de consumir.
Obs: Quando criei essa receita procurei deixar a conserva menos ácida, por isso reduzi a quantidade de vinagre. Por esse motivo é imprescindível que a conserva seja mantida sempre na geladeira.