domingo, 11 de abril de 2010

Publicado por Você sabe cozinhar! Acredite!

domingo, 11 de abril de 2010 - 20:20


Sempre que mostrava meus pratos e os colocava à prova, uma pergunta surgia: "E a sobremesa?" Por esse motivo tenho me dedicado a essas delícias. Como já disse em uma outra receita, o ideal é que a sobremesa se encaixe como peça de um quebra cabeças no cardápio. Ela não deve nunca se sobressair, mas também nunca deve ficar apagada ao lado dos pratos servidos.

É muito fácil encontrar receitas de flan nos mais diversos sabores. Há centenas de variações e isso permite que o processo criativo abra espaço para novos sabores. Esse flan de vinho branco foi pensado para dar requinte a uma sobremesa comum, e apesar da pompa é muito fácil de fazer. O toque final está na geleia de amoras, que entra para tornar o casamento perfeito entre os sabores.

Ingredientes
  • 1 cálice de vinho branco seco ou demi-sec
  • 1 gelatina sem sabor 
  • 1 caixinha de creme de leite 
  • 1 lata de leite condensado 
  • essência de baunilha 
  • geleia de amoras 

Modo de Fazer 
Dissolva a gelatina em 1/2 copo de água fria e reserve.

Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado, o vinho e algumas gotinhas de essência de baunilha. Adicione a gelatina dissolvida previamente e bata por cerca de dois minutos

Coloque em forminhas individuais, ou se preferir coloque em uma forma para pudim e leve a geladeira por cerca de 3 horas.

Para servir, desenforme e despeje a geleia por cima. Decore com folhas de hortelã

Dica: Misture um pouco de água à geleia para que ela fique mais ralinha e assim escorra por todo o flan.
Categories: ,