
A origem da ceviche é disputada entre o Peru e o Equador. Como os dois países têm uma grande variedade de peixes e frutos do mar, é possível que seja uma herança da cultura Inca, antigos habitantes da região.
Para minha primeira incursão na culinária peruana decidi usar filé de tilápia, que apesar de ser um peixe de água doce, é bem saboroso e fácil de encontrar.
Ingredientes
- 500 gr de St. Peter (filé de tilápia)
- Suco de limão (o suficiente para cobrir o peixe)
- 20 gr de pimentão amarelo em cubos pequenos
- 20 gr de pimentão vermelho em cubos pequenos
- salsa e cebolinha picada(s)
- um pouco gengibre ralado(s)
- 1/2 cebola roxa picada(s)
- sal a gosto
- pimenta do reino branca (opcional)
- pimenta dedo de moça em cubos bem pequenos (opcional)
- folhas de alface crespa para decoração
Corte o peixe em pequenos cubos,tempere com limão e sal e deixe descansar na geladeira por cerca de 2 horas (tempo mínimo). Depois dessa etapa adicione todos os ingredientes ao peixe misture e divida em porções individuais em pequenas cumbucas ou taças de sobremesa. Para dar estilo ao prato decore com folhas de alface crepas e tiras de pimentão e cebola.
- Caso decida usar pimenta lembre-se de ser cuidadoso para que o sabor não fique muito acentuado e o prato perca o brilho.
- A Ceviche é versátil. Tente dar novos sabores usando um pouco de suco de laranja, vinagre de maçã e até mesmo shoyu para marinar o peixe. Você vai se surpreender
- Você pode usar peixes brancos como o robalo e o linguado, ou outros peixes como o pargo, atum e olho de boi. Se for usar camarão, cozinhe-o rapidamente em água fervente por 30 segundos, corte o cozimento colocando debaixo de água fria, depois disso basta seguir a receita.