segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Publicado por Você sabe cozinhar! Acredite!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 15:17

Por Sarah Abreu - do blog Sarah - Doces Bocados

Sempre acho domingo um dia chatinho, especialmente quando não vou cantar em lugar nenhum. Por causa disso, e porque o marido anda trabalhando demais, fizemos uma combinação. Vamos sempre arrumar um concerto, um show, uma cervejinha, qualquer coisa, pra não ficar em casa no fim de domingo morrendo de tédio.

Ontem assistimos a um concerto lindo no Teatro Municipal de São Paulo. Repleto de amigos talentosos. Fico tão feliz e orgulhosa de saber que posso ter contato com uma geração de músicos tão maravilhosos, que me emociono só de lembrar!

E, como segunda-feira não é lá um dia suuuuuper amado, resolvi fazer um pudim de leite condensado (ontem à noite!) para comer de sobremesa quando maridão chegar cansado do trabalho. Ah, vai, de vez em quando até que eu sou legal! HAHAHA!

É nossa sobremesa preferida. Gosto de pudim lisinho, há quem goste de furinhos. Não os dispenso quando vêm, obviamente, mas faço festa pros lisinhos. O marido gosta tanto do doce que nem vê a diferença!

O pudim desta vez ficou com umas bolhinhas do lado de fora, mas por dentro ficou lisinho e sedoso. Façam e me contem!

Ingredientes

Pudim:
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite integral
1 colher de sopa de extrato de baunilha (pode ser essência, mas extrato é mais gosotoso) Melhor ainda se você tiver uma fava de baunilha e colocar as sementinhas.
4 ovos caipiras (minha preferência)

Calda
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água

Você também vai precisar de uma assadeira funda, maior que a forma do pudim, para assá-lo em banho-maria. Lembrando que você deve primeiro colocar a forma com a mistura de pudim e depois encher a assadeira com água QUENTE até a metade da altura da forma do pudim. Cubra o pudim com papel alumínio para não queimar em cima.

Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Bata bem. Reserve.

Para a calda, em uma panelinha, junte o açúcar e a água. Mexa para misturar e dissolver. Ligue o fogo e não mexa mais até que a calda ganhe aquela cor linda e dourada (aproximadamente 130ºC).

Coloque esta calda no fundo de uma forma com furo no meio de aproximadamente 20cm de diâmetro. Espalhe a calda pelo fundo tod da forma e reserve. Segure a forma com um pano porque a calda é bem quente.

Se você não ligar para furinhos no pudim, assim que a calda endurecer um pouquinho, depeje a mistura do liquidificador com cuidado na forma e asse em banho-maria por aproximadamente 50 minutos a 180ºC.

Se você, como eu, prefere pudim lisinho, ao despejar o líquido na forma do pudim, use uma peneira para diminuir as bolhas de ar. Depois dê umsa batidinhas na forma para soltarem mais bolhinhas e deixe a forma descansar por uma duas horas. Depois assem banho-maria por uns 50 minutos a 180ºC.

Categories: , , ,